Quanto custa um projeto de casa e por que ele é essencial?

Chegou a hora de realizar o seu projeto de casa nova? Então, é preciso calcular os custos desse sonho que começam pelo projeto de arquitetura e pelo de engenharia. Economizar é sempre bom, mas não se esqueça de investir em bons profissionais para realizar o projeto.

A construção de uma casa requer a elaboração de projetos como o arquitetônico, o estrutural e o elétrico. E os profissionais da área de engenharia e arquitetura podem utilizar vários métodos para cobrar por seus serviços. Quer saber quanto custa um projeto de casa? Confira agora!

Os projetos essenciais para construção civil

A construção de uma casa envolve investimento e requer responsabilidade. Afinal, além de beleza e funcionalidade, é preciso garantir a segurança e a durabilidade do imóvel. Veja alguns projetos importantes para a construção civil!

O projeto de arquitetura

Esse projeto deve ser elaborado por um arquiteto filiado ao CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo). Ele é a base da construção, pois mostra como a casa ficará depois de construída.

Os detalhes relativos ao uso do terreno, à divisão dos cômodos e ao emprego de material de construção e acabamento são definidos no projeto de arquitetura. A disposição de estruturas como portas e janelas e as intervenções para agregar sustentabilidade à construção também são demonstradas nesse projeto.

O projeto estrutural e o projeto de fundação

O projeto de fundação indica qual será a profundidade da fundação da edificação, dependendo da capacidade de sustentação do solo e do tamanho do imóvel. Já o projeto estrutural define qual deve ser a estrutura (esqueleto) da construção que é composta normalmente pelas vigas, pelos pilares e pela laje.

Esses dois tipos de projeto devem ser feitos por um engenheiro civil devidamente credenciado pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). Esse profissional fará um estudo do solo e indicará as soluções necessárias para garantir a segurança do imóvel.

O engenheiro indicará ainda a quantidade necessária de materiais como cimento e ferragens. Alguns projetos complementares também são importantes e ajudam na aprovação da construção, como o projeto hidrossanitário e o elétrico. Eles devem ser feitos por profissionais da engenharia.

A precificação de um projeto de casa

O valor cobrado por um projeto de casa depende de vários fatores, como o seu grau de detalhamento e os preços cobrados na cidade onde o imóvel será construído.

Alguns profissionais preferem cobrar por hora, já que o tempo gasto na elaboração do projeto depende de seu detalhamento. Outros profissionais cobram por metro quadrado. Entretanto, para usar essa metodologia é preciso atentar para o grau de complexidade do projeto.

Uma maneira muito utilizada para precificar um projeto de casa é a cobrança de um percentual do preço final da obra. Segundo o CAU, o projeto de edificações cobrado nessa modalidade pode variar entre 2% e 11% do total da obra, dependendo da área e do tipo de projeto. Uma boa estimativa para seu orçamento é separar entre 5% e 10% do total da obra para o projeto arquitetônico.

Para esse método, o custo total da obra pode ser estimado pelo CUB (Custo Unitário Básico) por metro quadrado. Esse índice é divulgado periodicamente pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil de cada estado.

Além do CUB, algumas Associações de Engenheiros e Arquitetos disponibilizam uma tabela de honorários que pode ser usada para estimar o custo total da construção. Vale frisar que essas associações atuam localmente e os preços variam bastante dependendo da região. Por isso, o mais recomendado é pesquisar por uma associação na sua cidade ou no seu estado.

O custo dos projetos complementares de engenharia, como o estrutural, o hidrossanitário e o elétrico geralmente tem como referência o valor do projeto de arquitetura.

Enfim, mesmo parecendo ser um custo a mais, sempre vale a pena investir em um projeto de casa eficiente e criativo elaborado por profissionais da arquitetura e da engenharia. Afinal, a presença de especialistas vai garantir a segurança, a beleza e a funcionalidade do imóvel.

Você gostou de saber mais sobre o projeto de arquitetura e outros projetos de casa? Então acesse também o nosso artigo sobre quem são os profissionais da construção civil e saiba quem contratar para o sucesso de sua obra!

Deixe um comentário