Planejamento em construção civil é tudo

Planejamento em construção civil é tudo

Independente do porte da obra, todos os projetos de estrutura de concreto terão que seguir as normas de certificação. O novo texto da ABNT NBR 6118 trata das conformidades desta exigência.

A expressão “dependendo do porte da obra” foi retirada. O controle de qualidade do projeto exige que a nova norma seja respeitada. O texto será publicado em dezembro de 2013.

Mais qualidade significa mais planejamento
Para a Resdil Cimentos este tema também coloca em evidência a qualidade e condições de entrega do cimento em pequenas obras.

Sabemos que o assunto em questão diz respeito às estruturas de concreto, no entanto, a qualidade das pequenas obras também devem ser lembradas e que o prazo de validade do cimento é um dos gargalos para que a qualidade da liga seja valorizada.

A prática do planejamento no dia a dia
Mas como a Certificação da Qualidade do Projeto – CQP se dá na prática? Como este ponto pode ser auditado? Segundo especialistas, a fase de projeto é a chave, onde o projetista e verificador devem dialogar a respeito dos termos técnicos e conceituais.

Ou seja, esta norma será uma das maiores aliadas da cultura do planejamento das obras e o item qualidade do cimento deverá ser mais valorizado.

Sabemos que a realidade do mercado brasileiro ainda não está maduro para absorver uma legislação tão avançada. Faltam engenheiros estruturais para analisar tantos projetos.

Mas o fundamental neste momento é que o tema representa um símbolo em prol da qualidade. A valorização da qualidade do cimento é um item a ser considerado no contexto estrutural de qualquer obra.

resdil_caue_2

Deixe um comentário