Qual é o prazo de validade do cimento?

Muita gente não sabe, mas existe um prazo de validade do cimento que deve ser observado cuidadosamente. O cimento é um dos principais materiais da obra e se estiver fora do prazo pode comprometer seriamente a qualidade do imóvel construído.

Se você não quer ter problemas nesse sentido, é melhor observar a validade do cimento e armazenar corretamente esse material de construção. Veja como fazer isso!

Qual é o prazo de validade do cimento?

O prazo de validade do cimento geralmente é de 90 dias a partir da sua data de fabricação. Esse é o prazo em que os fabricantes garantem que o material terá a resistência indicada e pode ser usado de forma segura na estrutura do imóvel. No entanto, esse prazo depende também do armazenamento adequado do cimento na obra.

Como conservar corretamente esse material?

A umidade é o inimigo número 1 do cimento e deve ser evitada a todo custo, já que ela faz com que o cimento fique empedrado. Até é possível reaproveitar o cimento endurecido, mas o melhor a fazer é evitar essa situação seguindo algumas dicas.

Armazene o cimento em local protegido e arejado

O cimento é embalado em um saco de papel e fica extremamente vulnerável à entrada de umidade. Por isso, ele precisa ser colocado em local seco, completamente protegido da chuva e arejado. Um local completamente fechado não é adequado porque a falta de circulação de ar favorece o aumento da umidade.

Evite o contato com o solo e as paredes

Além de cuidar do ar no local de armazenamento, também é preciso proteger o cimento contra a umidade vinda do solo e das paredes. Utilize pallets de madeira e lonas para evitar o contato direto com o solo. Além disso, deixe sempre uma distância entre os sacos de cimento e as paredes para que o ar possa circular.

Tenha cuidado no manuseio e no empilhamento

Ao receber o cimento, confira se não existem sacos rasgados e não aceite cimento que esteja danificado. Ao manusear o cimento, evite pegá-lo pelas extremidades e utilize as mãos para apoiá-lo por baixo, evitando o rompimento do saco. O empilhamento máximo indicado é de 10 sacos de cimento.

Utilize o princípio PEPS

Como a validade do cimento é limitada, é importante adotar uma gestão do seu estoque para que eles sejam usados antes da data limite. O princípio PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai) é o mais indicado. Oriente sua equipe a prestar atenção para que os sacos que foram comprados primeiro sejam utilizados primeiro na obra.

Programe a compra durante a obra

Já que o prazo de validade do cimento é de apenas 3 meses, geralmente não é possível comprar cimento apenas uma vez durante a obra. Calcule a quantidade de cimento e programe a compra conforme as etapas da obra. Além disso, eleja um fornecedor que garanta a eficiência logística para que o cimento seja entregue no prazo e não atrapalhe o andamento da obra.

Escolha uma marca de confiança

Além de fazer a sua parte no manuseio e armazenamento do cimento, para garantir uma obra segura e um imóvel de qualidade, escolha uma marca reconhecida no mercado. A Resdil trabalha com o cimento Cauê, a marca de confiança dos brasileiros. Clique aqui e entenda por que escolher a Cauê!

Antes mesmo de checar a validade do cimento, além de prestar atenção à marca, você também vai precisar escolher o tipo certo de cimento. Se você vai comprar cimento, conheça os tipos e suas aplicações!

Deixe um comentário