Por que usar materiais de construção de qualidade?

Uma das principais preocupações de qualquer pessoa que vai construir deve ser o uso de materiais de construção de qualidade. Ao optar por itens que têm uma boa relação entre custo e benefício, você pode acabar economizando tempo e dinheiro ao fim da obra.

Ao contrário, quem opta pelos itens mais baratos do mercado sem checar a procedência pode ter grandes dores de cabeça. Portanto, não importa se você é profissional de obras ou o dono do futuro imóvel, a qualidade do material é importante para você. Entenda!

Por que os materiais de construção de qualidade influenciam a obra?

Primeiramente, você se você for um profissional de obras ou empreendedor do ramo deve entender que a qualidade do imóvel está diretamente ligada à qualidade dos materiais. Se usar itens de baixa qualidade, seus clientes logo perceberão e sua imagem será afetada negativamente.

Além disso, os materiais de construção de qualidade trazem mais agilidade e menos desperdício à obra. Eles tendem a ser mais fáceis de aplicar, dão um melhor resultado e, assim, evitam atrasos e retrabalhos.

Ao contrário, os materiais de baixa qualidade tendem a quebrar e se danificar com muito mais facilidade e é possível que você já tenha que fazer reparos antes mesmo de finalizar a obra.

Como a qualidade dos materiais de construção afeta o dono do imóvel?

Já para o dono do imóvel, o uso de materiais de boa qualidade pode garantir vários anos com um imóvel seguro, funcional e confortável. Em contrapartida, se forem empregados materiais ruins, provavelmente será necessário lidar com reformas e reparos depois de pouco tempo na casa ou apartamento.

Quem não quiser ter problemas com estruturas comprometidas, falhas na rede elétrica, rachaduras, vazamentos hidráulicos e acabamentos danificados precisa ficar de olho para garantir a aquisição de itens de boa qualidade para sua obra.

Como selecionar materiais de construção de qualidade?

Veja 5 critérios que você pode usar para selecionar materiais de construção de qualidade!

Conheça a marca e pergunte quem já usou

Uma marca com anos de tradição no mercado provavelmente só alcançou esse posto porque seus materiais têm qualidade e durabilidade. Além de usar marcas conhecidas no mercado, você também pode procurar a opinião de quem já usou e buscar recomendações com profissionais e amigos.

Observe o atendimento às normas técnicas

Diversos materiais de construção têm normas técnicas que determinam critérios de segurança e qualidade a serem observados. Por exemplo, os cimentos têm que seguir normas ABNT que determinam sua resistência mínima. Outros itens, como as argamassas, possuem selos de qualidade conferidos por entidades reconhecidas no mercado.

Na hora de adquirir, verifique na embalagem a existência de informações sobre normas técnicas, certificações e selos e sempre dê preferência a marcas que têm sua qualidade comprovada.

Observe o estado físico e a aparência

Muito itens, como tijolos, blocos, telhas, cerâmicas e porcelanatos, podem já chegar à obra quebrados ou trincados. Observe o estado físico e a aparência e não aceite material que não esteja em perfeito estado de conservação.

Atente para a necessidade de manutenção

Na hora de selecionar materiais, especialmente acabamentos, verifique também qual é a necessidade de manutenção ou a durabilidade indicada pelo fabricante. Pensando em praticidade e no conforto de quem vai habitar o imóvel, dê preferência a itens que sejam de fácil limpeza e manutenção.

Não preze apenas pelo preço

Controlar e reduzir custos é importante durante qualquer obra, mas cortar nos materiais de construção pode trazer mais problemas do que soluções. Não necessariamente você precisa comprar os itens mais caros do mercado, mas desconfie de itens com preço muito abaixo da média.

Seguindo estas dicas, você estará no caminho certo para escolher materiais de construção de qualidade. E se você está em São Paulo e vai construir em breve, a Resdil trabalha com materiais de qualidade reconhecida e se esforça para ser sua grande parceira na obra.

Conheça agora mesmo as marcas de cimento e marcas de aço que você encontra na Resdil! Consulte também as condições de compra e de entrega.

Deixe um comentário