O que as rachaduras no concreto querem dizer?

As rachaduras no concreto são algo comum e quem tem qualquer área revestida por esse material provavelmente já se deparou com fendas, fissuras ou trincas. Eles podem surgir, por exemplo, como resultado do desgaste natural ou de alguma falha no projeto ou na execução da obra.

De toda forma, quem vê as rachaduras no concreto sempre fica na dúvida se a construção está em risco. Afinal, o que as fissuras no concreto querem dizer? Entenda mais sobre o assunto!

Quais são as causas das rachaduras no concreto?

O concreto é um dos materiais mais resistentes do mundo e, por isso, é usado em tantas construções. Apesar disso, ele também pode sofrer com excesso de carga, umidade ou até mesmo por falhas na execução. Veja as principais causas das rachaduras no concreto!

Erros na preparação e aplicação do concreto

A preparação do concreto é um processo que exige cuidado e atenção, já que as medidas devem ser feitas com precisão. O excesso ou a falta de qualquer material pode levar a uma resistência inadequada e causar as fissuras no concreto. Além da preparação, os procedimentos de aplicação e o tempo de cura devem ser respeitados para evitar o problema.

Dilatação térmica

Os projetos que usam concreto devem levar em consideração o comportamento térmico do material e prever juntas para dilatação. Se isso não for planejado corretamente, podem surgir fendas e rachaduras no concreto, especialmente nas áreas que estão constantemente expostas ao sol.

Infiltração

O excesso de umidade e as infiltrações são prejudiciais a vários materiais, incluindo o concreto. Se a água ficar acumulada no material por longos períodos ela pode levar ao surgimento de rachaduras no concreto e até mesmo causar a falha completa do material.

Ressecamento

De maneira oposta, o ressecamento do concreto também pode levar ao surgimento das rachaduras. O ressecamento geralmente é causado por falta de água na massa ou pelo calor excessivo gerado pelo sol durante o período de cura do material.

Cargas maiores do que o previsto no projeto

O excesso de carga também é uma possível causa para as fissuras no concreto. Peso demais e vibrações em excesso podem fazer com que o material ceda. Por isso, é importante respeitar os limites estabelecidos pelo projetista para garantir a segurança da estrutura.

Material de baixa qualidade

O uso de materiais de baixa qualidade também pode comprometer a resistência do concreto e causar o surgimento de rachaduras. Sendo o concreto um material tão importante para a qualidade do imóvel, é melhor não arriscar. Eleja uma marca de tradição e um fornecedor de confiança.

Na Resdil você encontra o cimento Cauê, uma das marcas mais tradicionais do mercado brasileiro. Solicite um orçamento e consulte condições clicando aqui!

As fissuras no concreto representam perigo?

A gravidade da situação depende do local onde o concreto está empregado. Por exemplo, se ele for apenas um revestimento para o piso, a situação pode ser contornada. Em casos de pisos que foram assentados com concreto e apresentam algum afundamento, é possível nivelar o piso e estabilizar novamente o piso.

Porém, se aparecerem rachaduras no concreto em vigas, pilares, paredes ou tetos, elas podem sim representar um grande perigo. A situação deve ser avaliada e corrigida o quanto antes por um profissional qualificado. Não coloque a segurança em risco. Em casos de rachaduras no concreto, aja imediatamente para reparar o problema.

Deixe um comentário