Qual é a diferença entre arquiteto e engenheiro?

Quem vai construir ou reformar um imóvel costuma ficar em dúvida sobre qual profissional contratar para elaborar os projetos e supervisionar a obra. Você sabe qual é a diferença entre arquiteto e engenheiro?

O engenheiro e o arquiteto têm formação técnica para elaborar projetos e supervisionar a execução de uma obra. Além de gerenciar os trabalhos, eles podem orientar a compra dos insumos utilizados na obra como cimento, argamassa e ferragem.

Quer saber qual é a diferença entre arquiteto e engenheiro? Então, confira as informações que separamos especialmente para você!

Quais são as responsabilidades do engenheiro?

O engenheiro civil é o responsável técnico pela construção ou reforma junto à prefeitura e a outros órgãos. Sendo assim, esse profissional é indispensável para a legalidade da obra.

O engenheiro deve ser filiado ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e tem formação técnica para elaborar e acompanhar a execução de projetos como o elétrico e o hidráulico. Além disso, esse profissional é responsável pelos cálculos das estruturas e sistemas complementares da construção.

Ele também é capaz dimensionar as cargas e os esforços necessários para a execução dos projetos mais complexos. Além disso, o engenheiro pode gerenciar a obra e orientar o mestre de obras na interpretação dos projetos.

Conforme já foi dito, o engenheiro também pode indicar o uso dos materiais de construção e dos equipamentos mais adequados para cada tipo de obra.

Quais são as responsabilidades do arquiteto?

O arquiteto deve ser filiado ao CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo). Ele é o responsável técnico pelos projetos que não envolvem cálculo estrutural, como o arquitetônico e o paisagístico. Esses projetos incluem o planejamento do uso dos espaços internos e externos do imóvel.

O projeto elaborado por um arquiteto pode garantir o melhor aproveitamento do terreno e incorporar a sustentabilidade à edificação. Afinal, esse profissional é capacitado para indicar intervenções que podem otimizar sistemas como a iluminação e a ventilação do ambiente, aproveitando fatores naturais como o vento e a luz solar.

O arquiteto tem formação técnica para determinar se um projeto é viável ou não. Esse profissional ainda é responsável pela parte artística e funcional do projeto. Sendo assim, a presença do arquiteto é indispensável para deixar o imóvel bonito, confortável e funcional.

Ele também está apto a indicar os tipos de material de construção e acabamento mais adequados para cada recinto do imóvel. Um arquiteto pode comandar obras, desde que os projetos estruturais tenham sido executados por um engenheiro e aprovados pelos órgãos responsáveis.

Por que contratar arquiteto e engenheiro?

O ideal é que arquiteto e engenheiro trabalhem em conjunto em uma reforma ou construção. Dessa forma, será possível atender às necessidades técnicas do projeto e incorporar beleza, conforto e funcionalidade ao imóvel.

Enfim, vale a pena investir na contratação de arquiteto e engenheiro para sua obra. Afinal, a presença deles na obra pode agregar rapidez e segurança à edificação. Tudo isso pode gerar economia de tempo e de dinheiro, já que o trabalho de profissionais especializados pode agilizar as licenças para a aprovação da obra e evitar problemas futuros.

Você já conhece a página da Resdil no Facebook? Curta agora mesmo para não perder as novidades e os conteúdos sobre construção civil!

Deixe um comentário