Como economizar em materiais na construçao de uma casa?

O descontrole do orçamento é um dos grandes inimigos da construção. Muitos profissionais e donos dos imóveis acabam se perdendo e gastando mais que o necessário. Porém, com um pouco de planejamento, é possível acabar com esse hábito, gastar menos com os materiais na construção e garantir economia na obra.

Os materiais representam boa parte do custo total da obra e até mesmo um percentual baixo de economia pode gerar uma boa economia de dinheiro. Quer economizar em materiais na construção e garantir a satisfação dos seus clientes? Veja o que fazer!

Calcular corretamente os materiais na construção

Calcular corretamente a quantidade de materiais na construção é a primeira forma de economizar. Quanto mais próximo do valor real você conseguir chegar, menos material vai sobrar depois da obra. É claro que sempre existem perdas e quebras, mas geralmente 10% é uma boa margem de erro.

Planejar de maneira eficiente

A compra de materiais em caráter de emergência geralmente leva ao desperdício de dinheiro. Planejar a a obra corretamente vai fazer com que você tenha tempo de pesquisar, escolher a melhor alternativa e encomendar o material quando necessário.

A planta da casa também é um ponto que pode ser melhor planejado pensando na economia. Por exemplo, agrupar as áreas molhadas da casa vai reduzir a quantidade de tubulação hidráulica. O tamanho dos cômodos também influencia na quantidade de material necessária. Tenha cuidado para não criar cômodos grandes demais sem utilidade.

Escolher boas alternativas de materiais na construção

Praticamente todos os materiais estão disponíveis no mercado com diferentes configurações e com enormes variações de preço. Desde tijolos até revestimentos, sempre existe mais de uma opção e, nem sempre, o mais caro é o único que tem boa qualidade. Principalmente no acabamento, a escolha de materiais alternativos, em versões mais em conta, pode contribuir bastante para economizar.

Pesquisar o preço

A variação de preços entre os fornecedores pode ser assustadora e pode chegar a quase 200%. Apesar do trabalho e do tempo que será gasto, a pesquisa é indispensável. Além de avaliar o preço, cheque também as demais condições com cada fornecedor, como forma de pagamento, prazo de entrega etc.

Ter bons profissionais para evitar o desperdício de materiais na cosntrução

A colaboração dos profissionais trabalhando na obra é muito importante para reduzir o desperdício de materiais na construção. Instrua seus pedreiros a cuidarem dos materiais, manuseá-los corretamente e aproveitar ao máximo todos os recursos.

Manter o canteiro organizado

Canteiro desorganizado, com materiais espalhados e sem local correto de armazenagem é sinônimo de prejuízo. Muitos materiais são sensíveis, como cimento, que pode ficar empedrado caso fique e um ambiente úmido.

Os materiais devem ser alocados corretamente, evitando perdas por causa da chuva, quebras devido ao empilhamento incorreto e assim por diante. Portanto, manter o canteiro organizado também auxilia na economia de materiais de construção.

Já conhece o e-book sobre gestão de canteiro de obras? Baixe agora mesmo e confira 10 dicas para otimizar o canteiro!

Acompanhar os gastos da obra

Um erro comum que leva muitas pessoas a ultrapassar o orçamento é não ter controle do que está sendo gasto na obra. Você deve, todos os dias, acompanhar os gastos para garantir que nada saia do planejamento. Uma planilha de gestão de custos da obra é indispensável.

Negociar com o fornecedor

Por fim, uma boa negociação com o fornecedor também pode reduzir o gasto com materiais na construção. Se você trabalha em várias obras, pode negociar com o fornecedor uma quantidade maior de materiais e, quem sabe, firmar uma parceria de longo prazo. Procure um bom parceiro e use todo seu poder de negociação!

Viu só como é possível economizar em materiais na construção? Aproveita para continuar aprendendo e conheça o checklist da reforma com 10 itens que você não pode esquecer!

Deixe um comentário