5 grandes obras de engenharia civil do Brasil

O Brasil tem um potencial enorme de crescimento e certamente conta com profissionais de engenharia capazes de conduzir o desenvolvimento do país. Prova disso são as obras de engenharia civil que já foram executadas no Brasil e que figuram, inclusive, entre as mais importantes do mundo.

Neste post, a Resdil traz para você 5 obras de engenharia civil que são destaques no cenário nacional. Confira!

1. Usina Hidroelétrica de Itaipu

É claro que o primeiro nome da lista tinha que ser o complexo hidroelétrico de Itaipu, já que essa também é uma das obras de engenharia civil mais importantes do mundo. Localizada na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, a usina é gerenciada pelos dois países e fornece cerca de 15% da energia consumida no Brasil e 86% da energia consumida no Paraguai.

Reprodução de matéria do site Viagem

Para sua construção, foi necessário desviar o curso do rio Paraná, o que consumiu 50 milhões de toneladas de terra e rocha. Foram empregados mais de 40 mil trabalhadores e o concreto utilizado seria suficiente para construir mais de 200 estádios do tamanho do Maracanã.

A usina tem 20 unidades geradoras de 700 megawatts (MW), totalizando 14.000 MW de potência instalada. Desde que começou a operar em 1984 a usina ocupou o posto de maior do mundo até que, em 2012, Itaipu perdeu a liderança para a Hidrelétrica das Três Gargantas na China. No entanto, ela ainda detém o título de maior produtora de energia limpa do mundo.

2. Ponte Rio-Niterói

A ponte que liga a cidade do Rio de Janeiro à cidade de Niterói foi concluída em 1974 e, ainda hoje, é uma das obras de engenharia civil mais grandiosas do país. Com 13 km de extensão, sendo 9 deles sobre a água, a Rio-Niterói é a maior ponte de concreto do hemisfério Sul.

A ponte fica a 72 metros de altura em seu ponto mais elevado e um dos maiores desafios da construção foi garantir que as rochas do solo da Baía de Guanabara suportassem o peso da estrutura.

Reprodução de matéria do site Revista Area

3. Cidade Administrativa de Minas Gerais

Esse complexo que tem projeto assinado por ninguém menos que o arquiteto Oscar Niemeyer foi inaugurado em 2010 e serve como sede para o governo do estado de Minas Gerais. São 270.000 m² de área construída e o grande destaque fica para o Palácio Tiradentes.

Reprodução de matéria do site Avnorte

O Palácio Tiradentes é o maior prédio de concreto protendido suspenso do mundo com 26 metros de altura e inacreditáveis 147 metros de vão livre. O edifício é sustentado por um conjunto de cabos de aço e precisou ser construído sobre pilares provisórios.

4. Edifício Mirante do Vale

Construído ao longo de 6 anos e finalizado em 1966, o Mirante do Vale deteve o título de prédio mais alto do Brasil por quase 50 anos. Localizado em São Paulo, o edifício tem 170 metros de altura e 51 andares.

Reprodução de matéria do site São Paulo In Foco

Foram necessários 10.000 trabalhadores, 20.000 m³ de concreto, 250.000 sacos de cimento e 5.000 toneladas de aço para a construção. Apesar de ter perdido o posto de prédio mais alto em 2014, o Mirante do Vale com certeza ainda figura entre as maiores obras de engenharia do Brasil.

5. Obras de engenharia civil que criaram os prédios mais altos do Brasil

De acordo com o ranking Skyscraper Center, os edifícios mais altos do Brasil atualmente são:

  1. Órion Business & Health Complex em Goiânia com 191 metros e 44 pavimentos.
  2. Tour Geneve em João Pessoa com 182 metros e 51 andares.
  3. Millenium Palace em Balneário Camboriú com 177 metros de altura e 46 andares.

Nos próximos anos, devem ser inaugurados outros 3 arranha-céus que vão passar dos 200 metros de altura. Incrível, não é mesmo?

Reprodução de matéria do site Curta Mais

E você, também já trabalhou em grandes obras de engenharia civil? Não se esqueça de documentar tudo para convencer seus potenciais clientes sobre a sua competência. Confira agora mesmo como criar um portfólio de obras para mostrar todo seu talento!

Deixe um comentário